Press "Enter" to skip to content

Os 13 Principais Minerais Necessários para Transição Verde do Mundo em Direção a Energias Sustentáveis

  • Apostar em alternativas ecológicas para o dia a dia torna-se cada vez mais necessário;
  • Minerais variados são a chave principal para a fabricação de equipamentos essenciais para a transição verde;
  • Com a alta demanda, problemas no abastecimento, preços e produção podem começar a surgir.

Com as mudanças climáticas que vêm trazendo consequências catastróficas diretas no cotidiano da população, seja através das altas temperaturas ou desastres naturais cada vez mais recorrentes, a população começa a abrir os olhos para a necessidade de buscar a sustentabilidade através da transição verde na produção de energia e industrial.

A transição verde é um conceito instaurado no Plano Estratégico 2020-2023 da ONU-Habitat, que consiste basicamente em alterar a sociedade para transformar o mundo, principalmente o meio urbano, em um lugar mais sustentável, trazendo qualidade de vida para todos e combatendo as mudanças climáticas.

Essas estratégias de mudanças climáticas não são facilmente implementadas, pois não dependem apenas de iniciativas individuais, mas coletivas e em diversas áreas da sociedade, seja utilizando transportes coletivos ou adotando estratégias de geração de energia limpa.

Para a transição verde, é necessária a adoção de alternativas estratégicas e sustentáveis que impactam de forma real o meio ambiente. Seja nas baterias dos carros elétricos, que substituem os poluentes a combustão, ou na fabricação de painéis solares, a maior parte das tecnologias necessárias para um mundo mais ecológico demanda minerais. 

Os 13 Principais Minerais Necessários para Transição Verde do Mundo em Direção a Energias Sustentáveis
Foto: Pixabay

Tecnologias essenciais para a transição verde e os minerais necessários em sua produção

Para cada item produzido, diferentes minerais, produzidos por diferentes países, são necessários. Alguns dos principais equipamentos essenciais para a transição verde são:

  • As baterias de carros elétricos. Os minerais mais comuns para sua produção são cobalto, lítio, níquel, alumínio, cobre, manganês, grafite, ferro, terras raras, nióbio e outros. Eles são combinados entre si para formar a matéria-prima dessa bateria, armazenando a energia necessária para que o motor funcione.

A indústria da produção de carros elétricos vem crescendo cada vez mais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o ano de 2023 representou um recorde nas vendas de carros elétricos, chegando a quase 300 mil veículos pela primeira vez.

No primeiro trimestre de 2023, o modelo de carro mais vendido no mundo trata-se de um carro elétrico, o Tesla Model Y. 

Além disso, em 2022 na China, 23% dos automóveis vendidos eram elétricos. Esse valor se torna muito expressivo considerando que o país tornou-se o maior mercado produtor de automóveis do mundo, ultrapassando o Japão.

  • As linhas de transmissão são essenciais para o transporte de energia elétrica e compostos pelas torres, cabos para-raio, cabos guarda e isolantes e os fios condutores metálicos. Além disso, existem os cabos condutores essenciais para o transporte elétrico em grande parte das tecnologias.

Tudo isso pode ser produzido através do cobre, alumínio e ferro.

  • Turbinas de vento são essenciais para a geração de energia cinética, importante para um produção energética mais ecológica e menos agressiva ao meio ambiente.

As lâminas que giram para coletar a energia eólica podem ser produzidas a partir do aço, que é uma mistura do ferro e carbono. A parte traseira dessas lâminas é responsável por conter os principais elementos aerogeradores, a maioria produzidos com terras raras, cobalto, cobre, alumínio e zinco.

  • Os painéis solares fotovoltaicos se tornam protagonistas quando o assunto é a geração de energia verde. Produzindo energia a partir da luz solar, a estrutura do painel conta com diversos minerais na sua produção.

A moldura é produzida com alumínio. O vidro contém carbono, calcário (uma mistura entre calcita e aragonita) e ferro. As células fotovoltaicas são produzidas com o silício, que gera energia após entrar em contato com as partículas de luz solar.

Os 13 principais minerais para a transição verde e os maiores países produtores

Considerando os principais equipamentos necessários para a transição verde, é possível destacar os 13 principais minerais necessários na produção desses itens e quais são seus maiores produtores mundiais.

  1. Cobalto: O cobalto é um metal de transição muito utilizado na fabricação de tintas e ligas metálicas. A República Democrática do Congo pode ser considerado o maior produtor do minério, sendo responsável por 58% da produção mundial no ano de 2017. 

Por outro lado, a China se destaca como um grande refinador do mineral. Sendo responsável por refinar, em 2017, quase 70 mil toneladas das 117 mil toneladas produzidas ao redor do mundo.

  1. Níquel: O níquel, assim como o cobalto, também é amplamente utilizado na fabricação de ligas metálicas, por compor o aço inoxidável. Segundo um relatório de 2023 do Serviço Geológico dos Estados Unidos, os maiores países e territórios produtores de níquel em 2022 foram Indonésia, Filipinas, Rússia, Nova Caledônia e Austrália.

Em relação a reservas identificadas, os países com as maiores reservas do mineral são Austrália, Indonésia, Brasil e Rússia.

  1. Lítio: As baterias fabricadas com lítio são muito utilizadas nos equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e carros elétricos. O Chile, a Bolívia e a Argentina, juntos, possuem 60% das reservas mundiais do mineral, sendo considerados o Triângulo do Lítio.

A Austrália é o segundo produtor mundial, atrás do Chile, que produz quase metade do lítio utilizado ao redor do planeta.

  1. Alumínio: O alumínio é um metal versátil, que pode ser utilizado tanto na estrutura de aviões até em divisórias de janelas. Como é um produto encontrado em muitas áreas do mundo, diversos países produzem alumínio.

A China fica em primeiro lugar entre os maiores produtores de alumínio, fabricando 37 milhões de toneladas em 2020. A Rússia fica em segundo lugar, com uma produção de 3.9 milhões de toneladas ainda no ano de 2020.

Ocupando o terceiro lugar, a Índia chegou a produzir 3.6 milhões de toneladas. Em quarto, o Canadá, que produziu 3.1 milhões de toneladas em 2020.

  1. Cobre: O cobre é a principal aposta quando se fala em condutor elétrico e na energia verde em painéis solares e turbinas eólicas. Em 2021 o Chile foi o maior produtor do mineral, atingindo uma escala de 5.6 milhões de toneladas. 

Já no Peru, a produção foi de 2.2 milhões de toneladas e na China, 1.8 milhões de toneladas, ao lado da República Democrática do Congo com aproximadamente a mesma quantidade que o país sino.

  1. Manganês: Esse metal pode ser combinado ao ferro na produção de aço para ligas metálicas. Além disso, facilita na conversão de luz solar em energia. Em 2022, a produção de manganês da África do Sul foi de 7.2 milhões de toneladas. O país também conta com a maior reserva mundial do metal, com 640 milhões de toneladas.

O Gabão ficou em segundo lugar, com uma produção de 4.6 milhões de toneladas, seguido pela Austrália, com 3.3 milhões de toneladas.

  1. Grafite: Esse é outro mineral importante para a transição verde na condução elétrica. Em 2022, a China ficou em primeiro lugar na produção mundial, com 850 mil toneladas, representando 65% da mineração mundial.

Madagascar, que em 2021 atingiu a quinta posição do ranking de maiores produtores de grafite, ficou em segundo lugar em 2022, com a fabricação de 170 mil toneladas. Em terceiro lugar, ficou Moçambique, com 110 mil toneladas e o Brasil em quarto, com 87 mil toneladas.

  1. Ferro: O ferro também é utilizado em larga escala, não apenas para os equipamentos necessários para a transição verde, mas em outros aspectos da sociedade, como em construções, por exemplo. 

A Austrália foi a maior produtora do metal em 2022, com 880 milhões de toneladas de minério utilizável. O Brasil ocupou o segundo lugar, com 410 milhões de toneladas. Em seguida a China, com uma produção de 380 milhões de toneladas de minério utilizável.

  1. Terras Raras: O nome se dá ao fato de que as terras raras são elementos encontrados na natureza misturados a minérios e tem um processo de extração complexo. As maiores reservas descobertas até 2022 estão na China, com 44 milhões de toneladas de terras raras.

As reservas do Vietnã se classificam como as segundas maiores, com 22 milhões de toneladas. O país estima produzir cerca de 2 milhões de toneladas até 2030. O Brasil e a Rússia disputam a terceira posição, com reservas de, aproximadamente, 21 milhões de toneladas. Em relação à produção, a Rússia fica na frente do Brasil e do Vietnã, com 2.6 mil toneladas em 2022.

  1. Nióbio: Sendo um ótimo condutor de energia, o nióbio é muito resistente ao calor e à corrosão. Em 2022, os maiores países produtores foram Brasil, Canadá, Congo e Rússia.

As maiores reservas mundiais também podem ser encontradas nesses países.

  1. Zinco: Com uma produção de 4.2 milhões, a China ficou no topo entre os países produtores de zinco no ano de 2022, ocupando a primeira posição a alguns anos, sendo também um grande consumidor do mineral.

O Peru e a Austrália ficaram em segundo e terceiro lugar, com fabricações de 1.4 e 1.3 milhões de toneladas, respectivamente.

  1. Calcário: O calcário é um mineral composto principalmente pela calcita e aragonita.

Em 2022, os maiores mercados nas indústrias do calcário foram Arábia Saudita, Índia, Omã, Malásia, Bélgica, Espanha e Rússia

  1. Silício: Também conhecido como sílica, é encontrado na natureza em rochas, areias, barros e solos.

Em 2022, os maiores produtores do silício foram China, Rússia, Brasil, Noruega e Estados Unidos. Não há estimativas exatas sobre as reservas, já que a demanda são bem menores em relação a ela.

Principais problemas, demanda, abastecimento e preço desses minerais

Os minerais não são recursos infinitos e, com a alta demanda para uma transição verde, problemas na demanda, abastecimento, oferta e preço começam a surgir ao redor do mercado desses produtos.

Problemas em relação a esses materiais na produção de carros elétricos, que cada ano cresce exponencialmente, são os que mais chamam a atenção. Por mais que eles sejam uma alternativa ecológica para os carros a combustão, muito mais poluentes, é necessário atentar-se às formas como os minerais necessários para sua fabricação são extraídos e em suas quantidades para que uma preservação ambiental não se torne a destruição do meio.

Algumas empresas produtoras de minerais utilizados para a construção das baterias dos carros elétricos, por conta da alta demanda do mercado, começaram a buscar essas matérias primas no fundo do oceano, o que pode futuramente causar degradação dos habitats e perda significativa na biodiversidade. 

Assim como a maior parte dos minerais necessários para um mundo mais ecológico, o níquel também se torna cada vez mais necessário no setor energético, fazendo com que empresas aumentem seus investimentos na extração desse mineral.

A alta demanda pode apresentar muitos riscos. Segundo a Agência Internacional de Energia, suprir a necessidade de minerais para uma transição verde mundial de forma sustentável pode se tornar um desafio. Se não houver produtos o suficiente, os preços podem subir, fazendo com que a transição energética se torne mais difícil.

Por fim, países com menos abastecimento desses minerais ficam dependentes dos maiores produtores para conseguir entrar na transição verde. O relatório da AIE apontou que os países considerados fontes de abastecimento não se diversificaram nos últimos anos.

Por outro lado, alguns minerais como o lítio e o cobalto apresentaram recentemente uma queda de preço. Isso se deu principalmente porque as empresas que necessitam desses minerais começaram a desenvolver baterias que podem substituir esses minerais por outros em sua composição.

Essa queda de preços pode ser visto como algo positivo do ponto de vista ambiental, já que – como comentado acima – tais minerais são importantes para a transição verde por fazerem parte da composição de carros elétricos, painéis solares e turbinas eólicas.

A questão geopolítica que os minerais críticos exercem na segurança nacional dos EUA, União Europeia e China

A importância geopolítica do acesso a esses minerais por parte dos países se torna cada vez mais evidente, já que maior parte deles estão se comprometendo a reduzir emissões de gases do efeito estufa e a falta desses minerais pode atrasar a transição verde.

Dessa forma, cada nação desenvolve uma lista dos minerais mais importantes para ela, considerando suas necessidades industriais e/ou risco de escassez. Essas listas vão se alterando ao longo dos anos, já que as necessidades industriais de cada país também podem mudar. No geral, há estimativas de que a busca por esses minerais duplique até 2040.

Abaixo, é possível observar uma tabela com os minerais necessários para China, União Europeia e Estados Unidos, de acordo com os documentos divulgados por eles mesmos.

MineralEstados UnidosUnião EuropeiaChina
Alumínio/BauxitaSimSimSim
AntimônioSimSimSim
CobaltoSimSimSim
CobreSimSimSim
FluoritaSimSimSim
GrafiteSimSimSim
LítioSimSimSim
NíquelSimSimSim
Terras rarasSimSimSim
TungstênioSimSimSim
ArsênicoSimSimNão
BaritaSimSimNão
BerílioSimSimNão
BismutoSimSimNão
GermânioSimSimNão
HáfnioSimSimNão
MagnésioSimSimNão
ManganêsSimSimNão
NióbioSimSimNão
PlatinaSimSimNão
TântaloSimSimNão
TitânioSimSimNão
VanádioSimSimNão
LataSimNãoSim
ZircônioSimNãoSim
FósforoNãoSimSim
CésioSimNãoNão
CromoSimNãoNão
ÍndioSimNãoNão
RubídioSimNãoNão
SamárioSimNãoNão
TelúrioSimNãoNão
ZincoSimNãoNão
BoroNãoSimNão
Carvão CoqueNãoSimNão
FeldspatoNãoSimNão
GálioNãoSimNão
HélioNãoSimNão
Rocha FosfáticaNãoSimNão
EscândioNãoSimNão
SilícioNãoSimNão
EstrôncioNãoSimNão
OuroNãoNãoSim
Minério de ferroNãoNãoSim
MolibdênioNãoNãoSim
PotassaNãoNãoSim
UrânioNãoNãoSim
Minerais que aparecem na lista de essenciais para os EUA, União Europeia e China

A lista da União Europeia conta com mais de 30 minerais estratégicos. Eles os classificaram como produtos cruciais para a economia europeia, já que além de serem utilizados nas tecnologias atuais, indústria e meio ambiente, também são importantes para a vida cotidiana.

A China exerce certa dominância nesse quesito, pois pode ser considerado um dos maiores produtores de grande parte dos minerais essenciais para a União Europeia e EUA. O país domina 60% do mercado mundial de terras raras e 13% do de lítio. Além disso, a nação asiática também refina 35% do níquel mundial, 58% do lítio e 70% do cobalto.

Os Estados Unidos, por outro lado, busca aumentar sua produção de matéria-prima desses minerais nos próximos anos, diminuindo sua dependência de outros países que importam tais produtos.

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.