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Como a Ameaça de Trump à Sobrevivência da OTAN está Fazendo Renascer o “Triângulo de Weimar” na Europa

  • Diante das incertezas em relação ao compromisso dos Estados Unidos com a OTAN, França, Alemanha e Polônia estão revitalizando o Triângulo de Weimar;
  • Os países do Triângulo de Weimar estão intensificando esforços para fortalecer sua própria segurança; 
  • O ressurgimento do Triângulo de Weimar reflete uma abordagem mais autônoma da UE em questões de segurança.

No tabuleiro geopolítico europeu, um cenário de mudanças e incertezas está moldando novas alianças e estratégias de defesa. Sob as incertezas em relação ao compromisso dos Estados Unidos com a OTAN e diante das ameaças regionais com a guerra na Ucrânia, esta aliança ressurge como uma garantia de cooperação e solidariedade, redefinindo as dinâmicas geopolíticas na região.

Dessa forma, é importante explorar o crescente papel do Triângulo de Weimar atualmente, destacando sua importância para a segurança coletiva europeia e seus impactos na segurança europeia e global.

O que é a Aliança Regional Europeia “Triângulo de Weimar” entre a França, Alemanha e a Polônia?

A Aliança Regional Europeia “Triângulo de Weimar” é uma coalizão informal que une a França, Alemanha e Polônia em uma parceria estratégica para promover a cooperação e a coordenação de políticas em questões de interesse mútuo – o que pode se comparar a uma mini-União Europeia dentro da UE. Este acordo foi estabelecido pela primeira vez em 1991 e tem como objetivo identificar interesses comuns em relação ao futuro da Europa, além de fortalecer os laços entre os países membros.

Esses 3 países são de grande importância na Europa tanto geograficamente, quanto economicamente. A França e a Alemanha representam as maiores economias da Europa Ocidental, enquanto a Polônia (um país do antigo bloco comunista oriental e do Pacto de Varsóvia) se destaca atualmente como uma das maiores economias da Europa Oriental. Além disso, essas nações compartilham fronteiras, o que fortalece a conexão geopolítica entre eles.

Um ponto de destaque da França nessa coalizão é ser o único país entre eles a possuirem armas nucleares. Curiosamente, a França e a Alemanha já foram rivais, com um histórico marcado por conflitos. Já a Alemanha possui a maior população da Europa e é atualmente a terceira maior economia do mundo.

Embora a Alemanha também tenha uma história complexa com a Polônia, incluindo a invasão durante a Segunda Guerra Mundial, as relações entre esses países têm evoluído, pois o Triângulo de Weimar foi originalmente estabelecido como o principal espaço de apoio à reconciliação entre a Alemanha e a Polônia, buscando inspiração na bem-sucedida experiência de cooperação entre França e Alemanha.

Apesar do passado polonês ser marcado por conflitos, hoje, o país emerge como uma das principais potências militares e econômicas do continente, um desenvolvimento notável após décadas de influência soviética e anos de reconstrução pós-guerra.

Ao longo dos anos, a coalizão realizou reuniões regulares entre seus ministros das Relações Exteriores para discutir uma variedade de temas, incluindo segurança, defesa e política externa. No entanto, a importância política dessa aliança diminuiu em certos períodos, especialmente após a ascensão de um governo anti-União Europeia na Polônia em 2016.

Durante esse período, o Grupo Visegrad – composto pela República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia, que se uniu em 1991 para promover a integração de seus membros – ganhou mais destaque, em parte devido à inclinação regionalista do governo polonês da época, que se opunha à Europa Ocidental.

Contudo, sob o atual governo polonês, que é pró-União Europeia, o Grupo Visegrad tem perdido relevância. Durante uma Cúpula em Praga, o primeiro-ministro polonês Donald Tusk expressou dúvidas sobre a continuidade do grupo.

Tusk destacou a importância da unidade na resistência à influência russa, enfatizando a necessidade de solidariedade ocidental, especialmente em relação à guerra russo-ucraniana, com a Hungria e a Eslováquia se recusando a enviar ajuda militar para a Ucrânia e preferindo negociações de paz.

Ele anunciou sua intenção de confrontar o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban sobre a necessidade de apoio inequívoco à Ucrânia dentro da OTAN e da UE, indicando uma possível redefinição do papel do Grupo Visegrad na geopolítica europeia.

Embora haja comparações entre as duas alianças, o Triângulo de Weimar parece estar mais direcionado para questões de defesa e cooperação estratégica dentro da Europa, enquanto o Grupo Visegrad parece concentrar-se mais em assuntos relacionados à migração e colaboração regional. Essas diferentes prioridades podem explicar a divergência de objetivos de cada coalizão, visto que uma não anula a outra.

Dessa forma, os líderes dos três países participantes do Triângulo de Weimar expressaram um compromisso renovado em fortalecer a cooperação, especialmente diante das atuais tensões geopolíticas na Europa, incluindo a contínua agressão russa na Ucrânia.

Como o Triângulo de Weimar como aliança geopolítica tomou uma nova vida com o futuro da OTAN colocado em cheque por Trump?

O Triângulo de Weimar ressurgiu em um contexto de incerteza sobre o futuro da OTAN, especialmente diante das declarações controversas feitas por Trump. Com os Estados Unidos ameaçando abandonar aliados da OTAN que contribuem com menos de 2% de seu PIB para a manutenção da aliança de defesa, a coalizão assumiu uma nova importância.

  • Envio de armas para a Ucrânia:
    • Em resposta à possível fragilidade da OTAN sob as políticas de Trump, os países do Triângulo de Weimar optaram por fortalecer sua própria segurança.
    • Uma medida concreta adotada foi o envio de armas para a Ucrânia, buscando ampliar o apoio militar coletivo e resistir à crescente tensão na região, especialmente em meio ao conflito com a Rússia.

  • Emissão de títulos de dívida pela UE para defesa:
    • Durante a conferência de Davos, o presidente francês Emmanuel Macron endossou a ideia de emissão de títulos de dívida específicos da União Europeia (UE) para fins de defesa.
    • Essa proposta visa estabelecer um novo fundo de dívida conjunto da UE, direcionado para fortalecer a capacidade de defesa do continente, em um esforço para garantir a segurança diante da incerteza global.

  • Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP):
    • Diante da hesitação de alguns Estados membros e da Comissão Europeia em relação a uma nova rodada de emissão de dívida da UE, foi criada a Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP).
    • Essa plataforma representa uma alternativa de financiamento em menor escala, destinada a impulsionar a inovação e a segurança tecnológica na região, como um complemento ao fundo de soberania europeia completo.

  • Integração financeira por meio da União Europeia dos Mercados (UEM):
    • Macron enfatizou a importância da União Europeia dos Mercados (UEM) como uma de suas prioridades, buscando uma integração financeira mais profunda dentro do continente.
    • Essa iniciativa visa facilitar a livre circulação de economias e investimentos, fortalecendo a coesão econômica e a estabilidade financeira na UE.

  • Compromisso com a soberania e solidariedade da UE:
    • A coalizão do Triângulo de Weimar reiterou seu compromisso com a soberania da União Europeia e a solidariedade entre seus membros.
    • Buscando enfrentar desafios comuns e promover a estabilidade regional, os países envolvidos reafirmaram sua cooperação e interesse em fortalecer os laços e interesses comuns na região.

O Triângulo de Weimar como ponto inicial para fortalecer a soberania estratégica da UE

A busca por reduzir a dependência em relação a alianças transatlânticas e fortalecer a capacidade da UE de agir de forma independente em questões de segurança e defesa tem sido um tema recorrente nas discussões políticas e estratégicas da Europa. 

Existem várias razões que fundamentam esse movimento:

  • Declarações e políticas dos EUA: As declarações do ex-presidente Donald Trump e sua retórica crítica em relação aos parceiros da OTAN, juntamente com sua disposição de condicionar a proteção militar à contribuição financeira dos membros, gerou preocupações sobre a confiabilidade da aliança transatlântica.
  • Aumento das ameaças à segurança: As agressões da Rússia contra a Ucrânia, evidenciadas desde a anexação da Crimeia em 2014 até a agressiva guerra iniciada em 2022 no leste da Ucrânia, destacou a necessidade de uma abordagem mais independente por parte da UE em matéria de segurança. Além disso, desafios emergentes, como o terrorismo internacional e a instabilidade em regiões vizinhas à UE, também enfatizam a importância de uma capacidade de defesa autônoma.
  • Evolução da política de defesa da UE: Ao longo dos anos, a UE tem avançado na integração da sua política de defesa. Iniciativas como a Cooperação Estruturada Permanente (PESCO) e o Fundo Europeu de Defesa (FED) visam fortalecer a capacidade de defesa dos Estados-membros e promover uma maior cooperação industrial no setor de defesa.
  • Aumento dos gastos com defesa: Os países da UE têm aumentado gradualmente seus gastos com defesa, refletindo um compromisso renovado com a segurança coletiva e a autonomia estratégica. De acordo com dados da OTAN, até a pandemia em 2020, os gastos com defesa na Europa e Canadá aumentaram pelo sexto ano consecutivo, atingindo o maior crescimento anual desde 2015.

A busca da UE por reduzir a dependência em relação a alianças transatlânticas e reforçar sua capacidade de agir de forma independente em questões de segurança e defesa é impulsionada por uma combinação de fatores políticos, estratégicos e operacionais, refletindo um desejo de maior autonomia e assertividade geopolítica na arena internacional.

O anúncio do novo Triângulo de Weimar para Inteligência Artificial

Recentemente, foi anunciada uma iniciativa conjunta entre Alemanha, França e Polônia, denominada “Triângulo de Weimar para Inteligência Artificial”. Esta aliança política tem como objetivo impulsionar a cooperação e coordenação entre os três países no desenvolvimento e implementação de tecnologia de inteligência artificial (IA), se alinhando com as políticas da União Europeia nesse setor.

A ideia por trás do Triângulo de Weimar para IA é que, ao unir forças, esses países podem competir de forma mais eficaz com líderes globais como os Estados Unidos e a China no campo da IA. A colaboração entre Alemanha, França e Polônia visa não apenas impulsionar a inovação na economia europeia, mas também garantir que os avanços em IA respeitem os valores e princípios da UE.

Como já citado, a coalizão foi estabelecida para promover a cooperação em questões europeias mais amplas, e agora está sendo adaptado para também enfrentar os desafios relacionados à IA, em um momento em que a UE reconhece a importância estratégica da tecnologia para o seu futuro, sendo mais um exemplo de como a aliança está voltando a vida.

Qual é a importância do Triângulo de Weimar para a geopolítica?

O Triângulo de Weimar pode ser visto como um começo para uma união maior entre os países da União Europeia, especialmente para trabalhar juntos na defesa. Embora seja mais difícil unir 27 países do que apenas três, este pode ser o primeiro passo para algo maior, envolvendo toda a União Europeia.

A coalizão também poderia ajudar a promover uma maior colaboração militar entre os países envolvidos, possibilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos em áreas-chave, como pesquisa e desenvolvimento, produção conjunta e logística militar. 

Além disso, essa parceria poderia facilitar o alinhamento de políticas de defesa e segurança entre os membros do Triângulo de Weimar, fortalecendo assim a capacidade de resposta coletiva a ameaças regionais.

No entanto, embora o Triângulo de Weimar possa ajudar a aproximar países com opiniões divergentes, como a Polônia pró-EUA e a França protecionista, alguns especialistas destacam a necessidade de cooperação mais ampla para enfrentar desafios de defesa. A possível retirada dos EUA da OTAN ou uma redução de suas atividades, segundo eles, seria insubstituível a curto prazo, especialmente contra ameaças como a Rússia.

Apesar das oportunidades de fortalecimento da cooperação militar e da melhoria das relações entre os países envolvidos, como observado por especialistas, ainda há desafios a serem superados. A cooperação dentro da coalizão pode ser um primeiro passo, mas acredita-se que uma aliança robusta de defesa exigiria colaboração mais ampla, envolvendo também outros países europeus.

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