Press "Enter" to skip to content

O Que é a Organização Bucareste 9 e Seu Papel na Defesa do Ocidente Contra a Rússia

Em 2015, a Polônia e a Romênia lideraram a criação do grupo chamado Bucareste 9 (B9) como forma de proteção contra os avanços russos, que engloba as 9 nações do flanco Leste da Europa participantes da OTAN: Polônia, Romênia, Bulgária, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia e Eslováquia. 

Desde então, em 2021 e no início de 2022, representantes dos Estados Unidos reforçaram o compromisso com estas nove nações em protegê-las militarmente e fornecer a unidade à OTAN e à União Europeia.

O que é o Grupo Bucareste 9 (B9)

O Grupo Bucareste 9 é um projeto de ação para garantir a unidade e participação de interesses dos países do Leste europeu, criado como resposta conjunta à Rússia no seu domínio da Crimeia e seus avanços no Leste da Ucrânia e no Mar Negro.

Estes nove países que formam o B9 faziam parte da União Soviética ou participavam do Pacto de Varsóvia. O passado de unidade socialista traz o interesse histórico por parte da Rússia em avançar nesses países.

Então, seguindo os moldes da Iniciativa dos Três Mares, o Grupo Bucareste 9 tem como objetivo um maior investimento por parte da União Europeia em ter uma participação mais ativa na segurança desses países, com apoio militar fornecido pela OTAN.

Na cúpula de maio de 2021, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden prometeu maior participação por parte da OTAN como aliança militar para garantir a segurança desses países. Nesta reunião o presidente polonês Andrzej Duda disse que devem considerar a Rússia uma “ameaça permanente”.

“Nós, que há apenas algumas décadas atrás estávamos presos atrás da Cortina de Ferro, que olhamos o mundo livre com inveja, estamos agora dizendo: a porta para a OTAN deve permanecer aberta”, disse Duda.

The First News, Duda, presidente da Polônia, Reunião de Maio de 2021 com os líderes da Bucareste 9

O presidente da Romênia Klaus Iohannis também se pronunciou sobre os perigos russos na sua região:

“A preocupante situação de segurança no Mar Negro… provou que precisamos manter a vigilância, então a OTAN deve continuar a reforçar suas atividades de dissuasão e defesa, especialmente no flanco leste da OTAN, de forma unida: do Mar Báltico ao Mar Negro”

The First News, Iohannis, Presidente da Romênia, Reunião de Maio de 2021 com os líderes da Bucareste 9

No dia 3 de janeiro de 2022 o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, assegurou que os interesses do B9 são fortemente considerados pela OTAN e exaltou o artigo 5º de defesa mútua, no qual toma como base o ataque a um país da organização como um ataque a todos.

Como o Bucareste 9 pode influenciar o teatro geopolítico no flanco Leste da Europa e OTAN

Ao se concretizar enquanto um grupo conciso, o Bucareste 9 se tornou um ator principal da OTAN e da UE no flanco Leste da Europa, sobretudo nos conflitos com a Rússia e o avanço na Ucrânia.

É uma ação, principalmente, de demonstração de força e unidade. As alianças da OTAN garantem uma segurança militar por diversos países, o que inibe qualquer ataque sobre algum dos seus membros.

Mas não é somente uma unidade para a OTAN, e sim também para a União Europeia e os países mais afastados do núcleo do Oeste. O objetivo, aqui, é demonstrar um bloco uno de participação política e militar.

Então, as investidas implícitas por parte da Rússia no território Leste, que no passado foram parte da URSS ou foram países “satélites” de mesma, possuem uma barreira geopolítica que envolve diversos atores, principalmente a UE e os EUA. 

Isso assegura que os interesses do Ocidente se manifestem enquanto uma frente unificada de ação, com diversos territórios que endossam suas bases.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.