Press "Enter" to skip to content

O que é a Iniciativa dos Três Mares (3SI) na Europa e Suas Implicações Geopolíticas

Desde 2016 vem se construindo o projeto de apoio financeiro e investimento “Iniciativa dos Três Mares” (Three Sea Initiative, ou 3SI), que junta 12 Estados-membros da União Europeia da Europa Central e Oriental.

O programa possui este nome pois liga as costas de três importantes mares que banham a União Europeia: o Mar Adriático, Mar Báltico e Mar Negro. É a junção da Áustria, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia.

União Europeia, Three Sea Initiative, Desenvolvimento em Infraestrutura na Europa Central
Azul escuro: 12 Estados-Membros do 3SI / Azul claro: outros Estados-Membros da UE Fonte: Wikimedia

O que é a Iniciativa dos Três Mares

A 3SI é um projeto de fundo de investimento em infraestrutura na Europa Central, projetado em 2015 e liderado pela Polônia e Romênia com investida de 500 milhões de euros em transporte, energia e tecnologia.

A partir da primeira cúpula em 2016, há uma perspectiva de juntar investidores privados e fundos de pensão para arrecadar cerca de 3 a 5 bilhões de euros. Em 2017, o ex-presidente Donald Trump esteve na reunião da Iniciativa e se mostrou entusiasmado com o projeto, além de prometer ajuda com o Mercado privado para a arrecadação dessa renda. Em Fevereiro de 2021, o secretário de Estado Americano Antony Blinken reafirmou o posicionamento do governo Biden.

Projetos comuns de infraestrutura da iniciativa

O projeto possui 48 pautas. As principais estruturas que possuem investimentos são em estradas e viadutos que ligam o Norte e Sul da Europa Central, além de dutos de gás natural pelos Estados-membros da iniciativa e implementação de 5G na região pelo “Three Seas Digital Highway” (Estrada Digital dos Três Mares).

O propósito é recuperar um atraso histórico pós-Segunda Guerra Mundial e como a batalha afetou o desenvolvimento estrutural da região.

Com o objetivo material de desenvolvimento em infraestrutura, o objetivo político é:

“fazer da Europa Central a espinha dorsal da resiliência europeia” e aproximar os novos Estados-Membros da União Europeia  (UE) da convergência económica com os seus vizinhos ocidentais.

Grabar-Kitarović (ex-presidente da Croácia), 2018 Bucharest Summit

Implicações geopolíticas da Iniciativa Europeia dos 3 Mares

O estabelecimento de um fundo de investimento por parte de um grupo de países da União Europeia aparece enquanto uma resposta ao avanço chinês e russo na área da Europa Central.

O projeto mundial de investimentos em obras de infraestrutura “Belt & Road Initiative” da China estava avançando nos países mais afastados dos centros econômicos europeus, construindo portos e rodovias na região além de garantir empréstimos de créditos para os países como forma de ganhar novos aliados econômicos, a chamada “armadilha de dívida” ou “diplomacia de dívida.”

Além disso, vários Estados-membros que estão participando da 3SI possuem fronteira com a Rússia e seus aliados. A relação Rússia-UE está em um estado fragilizado, e esta é uma tentativa de fornecer um apoio financeiro para estes países que vem da própria União e não da Rússia.

Dessa forma, com o apoio dos EUA e seus interesses em comum de fortalecer as relações da Europa Central com o Ocidente, afastando-a do Oriente, há este grande esforço de garantir o fornecimento infraestrutural e financeiro.

É mais uma ação dentro da União Europeia na busca de se reafirmar para o cenário internacional, assim como para estes 12 Estados, de que a União está ali para lhe garantir apoio e base, sem a necessidade de estabelecer novos contratos socioeconômicos com outras potências.

É uma forma da UE se fortalecer enquanto um conjunto ativo e unido no cenário geopolítico.

5 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.