O acordo do Porto de Chabahar é um compromisso entre a Índia e o Irã, que promete redefinir as rotas comerciais da região. Foi assinado entre a Indian Ports Global Ltd. (IPGL) e Organização Portuária e Marítima (PMO) do Irã, permitindo a operação do terminal Shahid-Behesti pela empresa Indiana.
O Irã, aos olhos dos EUA, é visto como um adversário na região do Oriente Médio. Os EUA impuseram uma série de sanções econômicas rigorosas ao Irã, destinadas a isolar o país econômica e politicamente. Agora, a Índia decide firmar este acordo com o Irã para desenvolver o Porto de Chabahar. Para os EUA, isso soa como um desafio às suas políticas de isolamento do Irã, pois o investimento indiano no porto representa uma injeção de capital e recursos em um país que os EUA estão tentando enfraquecer.
Embora a morte de Raisi seja uma virada dramática nos eventos políticos do Irã, não é um momento de mudança radical. O jogo político continua com as mesmas regras e jogadores, com o Líder Supremo permanecendo como a figura dominante no cenário político do Irã. Dessa forma, o acordo do Porto de Chabahar com a Índia dificilmente será afetado nessa transição.
É provável que o comércio regional através do Porto de Chabahar aumente, beneficiando não apenas o Irã e a Índia, mas também os países vizinhos, como Afeganistão e Ásia Central. Com menor probabilidade, uma abordagem mais diplomática por parte dos EUA poderia abrir novas possibilidades de cooperação e desenvolvimento.