O que é a União Econômica da Eurásia e quais são seus objetivos?
É uma organização formada por países da Ásia Central, Rússia e Bielorrússia. A união foi fundada em 2014 e a ideia é criar uma espécie de “time econômico” para que eles possam trabalhar juntos e fortalecer suas economias. O propósito mais é promover a integração de mercado, facilitando a concretização das “quatro liberdades”, que seriam: a livre movimentação de mercadorias, dinheiro, serviços e pessoas dentro desse mercado.
Quais são os desafios que estão corroendo a UEE?
O principal desafio enfrentado pela União Econômica é o forte domínio econômico da Rússia em relação aos outros países. Esse desequilíbrio significa que a integração na União Econômica é principalmente guiada pelos interesses da Rússia. Isso muitas vezes causa disputas entre os outros países membros sobre questões econômicas, porque eles podem não concordar com as decisões que favorecem Moscou.
Como a China e a Índia podem ajudar a enfraquecer a UEE?
A China e a Índia têm os recursos e a influência para desafiar e enfraquecer a União Econômica da Eurásia, seja através de competição direta por investimentos e comércio, seja oferecendo alternativas geopolíticas e econômicas aos países membros. Isso poderia levar a fissuras na coesão da UEE e a uma redistribuição do poder econômico na região.
Quais são as perspectivas futuras da UEE em meio à guerra na Ucrânia?
As perspectivas futuras da UEE são incertas diante da guerra na Ucrânia, mesmo que a união continue a existir, sua capacidade de alcançar seus objetivos de integração e cooperação estão fortemente abaladas pela instabilidade geopolítica e pela desconfiança entre os membros acerca das reais intenções do presidente russo Putin.