economia
É um projeto ferroviário que irá conectar a Polônia aos três países Bálticos. Esta é uma das maiores iniciativas de infraestrutura na região e visa transformar a mobilidade no nordeste da União Europeia, que se encontra “isolada” do restante do continente.
Os planos para a Rail Baltic estão divididos em fases. A primeira fase inclui a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade que ligará as capitais dos três Estados Bálticos a Varsóvia, garantindo eficiência e capacidade de expansão futura.
Ela é um grande avanço de conectividade, podendo aumentar o PIBs (Produto Interno Bruto) dos Balcãs por meio do comércio e do turismo, além de contribuir para a sustentabilidade da região.
Há quem veja o projeto com apreensão e alguns moradores expressam preocupação, afirmando que talvez a Rússia esteja focada na guerra com a Ucrânia agora, mas ninguém pode prever o que acontecerá quando a ferrovia estiver concluída.
a Rail Baltic fortalece a resiliência dos Estados Bálticos contra possíveis bloqueios e agressões. Além de facilitar a mobilidade militar da OTAN, a ferrovia oferece uma rota alternativa crucial para o transporte de mercadorias e suprimentos em caso de crises.