A Missão de Segurança e Paz do Quênia no Haiti Têm Chances de Sucesso?

DEFESA

O que é a Missão de Apoio Multinacional à Segurança “Multinational Security Support Mission (MSS)”?

Em outubro de 2023, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a criação da Missão de Apoio Multinacional à Segurança do Haiti foi aprovada com 13 votos a favor.  O texto tem o intuito principal de restaurar a lei e a ordem que atingiram estado crítico após o agravamento de conflitos civis e violências de gangues.

UNMIH (Missão das Nações Unidas no Haiti) entre 1993 e 1996 MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) entre 2004 e 2017 MINUJUSTH (Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti) entre 2017 e 2019 BINUH (Escritório Integrado das Nações Unidas no Haiti) a partir de 2019

Histórico de missões de segurança e paz no Haiti

Vantagens da nova missão do Quênia no Haiti

Pela primeira vez, a missão é liderada por um país da África. O Haiti é um país com grande descendência africana; Uma missão bem sucedida pode trazer redução da violência; A missão pode trazer apoio e colaboração com o sistema judiciário e policial local; Uma missão positiva pode trazer prestígio para o Quênia; Primeira missão de paz liderada por um país africano.

Desvantagens da nova missão do Quênia no Haiti

O Quênia não fala francês; O Quênia ainda não tem o melhor poder financeiro e tropas; A população do Quênia vem lutando contra aumento exacerbado de impostos e uma onda de protestos contra o governo liberal do presidente William Ruto andam acontecendo no país; Há uma preocupação com possíveis abusos de poder por parte das tropas enviadas para missão.

Quais as reais chances de sucesso da missão?

É preciso uma missão de longo prazo e com muito planejamento para que ela seja eficaz em manter a paz e estabilidade política do país e, ao mesmo tempo, não causar a insatisfação dos cidadãos com a violência e repressão política que ocorreram no passado.

Atlas Report

quer saber mais? Acesse: